Adultos

Psicoterapia – Adultos

A vida adulta e os seus compromissos profissionais, relacionais e familiares acarretam um grande investimento e responsabilidade por parte de todos nós. E a par de novos projectos, relações ou desafios, bem como dos naturais ciclos de transição, mudança, ruptura, separação e perda, podemos sentir-nos vulneráveis ou ter dificuldade em gerir todas estas exigências. Nesse sentido, a psicoterapia presta-se como lugar/espaço/tempo privilegiado para o pensamento e aprofundamento da nossa mundivivência e do impacto emocional com que a vida nos confronta (e confrontou). A psicoterapia torna-nos assim mais conscientes do nosso mundo emocional e da natureza das relações que estabelecemos e, por tal, mais capazes de enfrentar e estimar os desafios, prazeres e liberdades que os trilhos e caminhos da vida nos apresentam.

Psicoterapia Familiar

“Porque as famílias, ao longo do seu caminho, deparam-se com crises e mudanças, perdas e doenças, zangas e separações, nascimentos e novas configurações sobre as quais é preciso reflectir”.

A psicoterapia familiar visa acolher as dificuldades, crises e mudanças que as famílias encontram ao longo do seu percurso. O seu principal objectivo é a  promoção de vínculos familiares mais robustos, compreensivos e apoiantes que permitam suportar a adversidade com que o grupo familiar se pode estar a confrontar. As problemáticas mais usuais na psicoterapia familiar prendem-se com situações de adopção, a emergência de dificuldades no período da adolescência dos filhos, a reorganização do núcleo familiar, o nascimento de um novo elemento e a perda de um dos pais ou, mesmo, de um filho.

A psicoterapia familiar constitui uma possibilidade para comunicar e trabalhar os conflitos intrafamiliares através do aprofundamento da história da família, das suas problemáticas específicas, das suas tensões e sofrimento conjunto.

A psicoterapia familiar implica a presença de elementos de pelo menos duas gerações e decorre com frequência semanal ou quinzenal em períodos de seis meses a três anos.