“A investigação científica demonstra que a psicoterapia é uma metodologia eficaz para uma variedade de problemas de saúde mental e comportamental em diversos grupos populacionais. Os efeitos médios da psicoterapia são maiores do que os efeitos produzidos por muitos dos tratamentos médicos disponíveis.

Grandes estudos multi-localizados e meta-analíticos demonstraram que a psicoterapia reduz a incapacidade, morbidade e mortalidade; melhora o funcionamento do trabalho; e diminui a hospitalização psiquiátrica.

A psicoterapia ensina aos pacientes habilidades para a vida que duram além do curso do tratamento. Os resultados da psicoterapia tendem a durar mais que os tratamentos psicofarmacológicos e raramente produzem efeitos colaterais prejudiciais.

Embora a medicação seja apropriada em alguns casos, a pesquisa mostra que uma combinação de medicação e psicoterapia é frequentemente mais eficaz no tratamento da depressão e da ansiedade. Deve notar-se também que os efeitos produzidos pela psicoterapia, incluindo aqueles para diferentes faixas etárias e num espectro de distúrbios de saúde mental e física, são frequentemente comparáveis ou melhores do que os efeitos produzidos por tratamentos medicamentosos para os mesmos distúrbios sem o potencial de efeitos colaterais nocivos que os medicamentos costumam acarretar”.

Fonte: American Psychological Association (APA)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *