Disseminário: Inteligência Artificial e Psicanálise (I)

Excerto:

“Psicanalizar” a Inteligência Artificial ou pelo menos problematizar o conceito do ponto de vista psicanalítico foi o objectivo a que eu me propus nesta conferência. Por assim ser fui reunindo algumas questões que naturalmente falaram para mim… e que vos irei apresentar.

O que é a inteligência e como se liga ao funcionamento do aparelho psíquico?

Quais as consequências de isolar a inteligência, ou talvez mais concretamente, os aspectos cognitivos e racionais do contexto psíquico onde ela nasce?

O que é que a Psicanálise enquanto corpo teórico e clínico poderá dizer sobre esta separação (ou será antes uma clivagem no sentido psicanalítico do termo?)?  

A Inteligência Artificial mimetiza o funcionamento da inteligência humana? 

Se sim, o que significa transferir esta função(ões) para um sistema autónomo aos seres humanos, sobretudo, um sistema autónomo que é infinitamente mais célere do que nós?

O que dizer da ausência de corporalidade da Inteligência Artificial? E, ainda, da sua futura possibilidade de robotização?

O que é acontece à dimensão inconsciente neste processo de deslocamento da inteligência humana para um contexto artificial?

O que descobrimos se concebermos a IA como um objecto psicanalítico, portanto, não só como objecto de estudo psicanalítico, mas resultado do próprio desejo humano? Que leituras possíveis do ponto de vista freudiano, lacaniano e fairbairniano?” 

https://www.repeticaoediferenca.com/disseminario

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *